Cuidados com o carro que você deve ter todo mês!
Um dos bens mais importantes é o nosso carro, mas para que ele nos auxilie no dia a dia da forma devida, é preciso estar atento a alguns itens de manutenção.
Não se trata apenas dos cuidados ao abastecer, para evitar que combustíveis adulterados prejudiquem o motor; ao guardar o veículo, preferindo vagas na sombra e em locais seguros; ou ao lavar, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel. Embora esses sejam os cuidados mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente.
Veja, a seguir, como cuidar do seu carro todo mês para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.
Freios
Aqui, o importante é dar uma checada, mensalmente, no líquido de freio. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar ou no próprio encanamento, o que exige reparação ou substituição de peças.
Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.
Correias do motor
Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente.
Fique de olho para conferir se não houve diminuição nas espessuras e surgimento rachaduras. Caso exista alguma avaria do tipo, substitua as correias imediatamente.
Pneus
Mais uma vez, no caso dos pneus a principal preocupação é com o desgaste:
-
observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
-
se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado;
-
e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
Além disso, não deixe também de tomar esses cuidados com o estepe, lembrando-se que a pressão recomendada para ele costuma ser maior.
Bateria
Caso a bateria possua tampas móveis, verifique se o nível da água está acima das células, que devem estar sempre submersas. Se os contatos da bateria apresentarem algum tipo de corrosão, faça a limpeza com uma escova de aço. Os cabos danificados devem ser substituídos imediatamente, assegurando-se de que estejam sempre bem presos aos contatos.
Óleo
Marque na sua agenda as datas e a quilometragem indicada para a troca. O manual do veículo indica de acordo com o seu modelo esses prazos, assim como o tipo de óleo que deverá ser utilizado.
No momento de trocar o óleo, peça também para que o mecânico verifique a direção hidráulica, lubrificação dos rolamentos, diferencial e transmissão. Lembre-se de que, quanto mais seu carro roda, mais frequentes são as trocas.
Radiador
Faça a inspeção visual a fim de detectar fugas ou irregularidades na superfície e nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento, abastecendo caso necessário. Dê preferência pelo abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, o que evita danos ao motor causados por impurezas. Mas atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento e nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.
A verificação deverá ser feita com o motor frio, e a tampa do radiador deverá estar sem rachaduras e sempre limpa.
Com alguns cuidados mensais, seu carro pode durar muito mais e, no futuro, ser revendido por um valor muito mais alto! Não deixe de ficar de olho nessas partes do automóvel e, claro, conte sempre com um seguro para cobrir eventuais falhas e acidentes.
Calibragem dos pneus
Em dias quentes, o atrito da borracha contra o solo é mais intenso. Assim, tenha atenção para manter os pneus sempre calibrados e verifique-os ao menos uma vez por semana. Para saber a pressão correta, confira o que a montadora do seu carro recomenda. Tente calibrar os pneus pela manhã, antes do veículo ter percorrido distâncias superiores a 10 km. O calor aumenta a pressão e você não terá um resultado eficaz. Manter os pneus em dia ajuda na economia do consumo de combustível.
Olho na temperatura do motor
O indicador de temperatura do motor é fundamental para não ter problemas graves. Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente. No caso dessa luz acender ou o ponteiro chegar perto do ponto vermelho, é necessário parar o veículo e desligá-lo imediatamente para evitar danos no cabeçote ou juntas.
Caso o carro ferva, é preciso aguardar o motor resfriar, e em hipótese alguma tente abrir o reservatório de água, pois há risco grande de queimadura. Quando o motor estiver frio, tente completar com água para chegar ao destino, mas se houver grande distância a percorrer o ideal é chamar um profissional especializado.
Não deixe de conferir também o nível da água do radiador e use sempre aditivo. Caso precise completar, tente usar água de poços artesianos, que possuem menos minerais e cloro. Essas substâncias podem atrapalhar o funcionamento do sistema de arrefecimento com o tempo.