ENCONTRE O SERVIÇO IDEAL PARA O SEU CARRO!
Mais do que um condutor consciente, você é um proprietário que preza pela bom estado do seu carro? Conhecer os diferentes tipos de manutenção veicular é condição básica para isso. E os benefícios, que são evidentes para a maior segurança do trânsito, aparecem também no bolso, já que é possível evitar gastos inesperados com reparos mais complexos.
MECÂNICA
Depois de dois anos de uso e dependendo do asfalto de sua cidade, alguns barulhos começam a surgir no carro. Uns são fáceis de serem identificados, outros exigem várias horas de pesquisa e trabalho. Para acabar com eles, não peça para outra pessoa levar o carro ao mecânico: as informações do motorista são cruciais para achar a origem do ruído.
É preciso relatar em que situação ele ocorre, se é em subidas, descidas, esterçando para direita ou esquerda, em velocidade ou devagar, na saída ou parando, com o carro quente ou frio, na retomada ou reduzindo a velocidade, quando você passa em lombadas ou valetas...
Seja parceiro do seu mecânico: dê uma volta junto com ele até que o barulho aconteça. É bom que ele escute e identifique o tipo de barulho: na "língua" dos mecânicos existem rangidos, estalos, ferro com ferro, click, entre outros tipos.
GARANTIA
A garantia que a AmericaCar oferece e muito completa sobre os serviços realizados, nos garantimos o serviço por 90 dias contínuos a partir da data que o veiculo foi liberado para o cliente.
O cliente tem obrigação de levar na o carro novamente na oficina assim que constatar alguma divergência.
O cliente não pode mexer no serviço realizado pelo mecânico especializado
.
Caso haja Alguma divergência no serviço realizado
o cliente devera trazer o carro pra oficina AmericaCar para que haja a verificação da divergência e corrigi-lo se for comprovada.
E dever da oficina resolver a divergência do serviço sem cobrar nada na mão de obra.
E dever da oficina sanar a divergência do serviço no prazo máximo de 30dias contínuos dês de que tenha pecas disponíveis e não dependa da condição de entrega do fornecedor "OBS. Quem da a garantia das pecas e o fornecedor" .
REVISÃO
Preventiva
Esse tipo de manutenção possui um calendário pré-determinado pelo fabricante. Como o nome já sugere, é baseado em um plano para prevenir o surgimento de possíveis problemas, além de permitir identificar de forma precoce eventuais falhas no veículo.
Na manutenção preventiva são realizadas as trocas de componentes, fluidos ou óleos, além de ajustes e verificações sobre a performance do carro.
Preditiva
Apesar de muitos a confundirem com a preventiva, a manutenção preditiva se refere à substituição de peças, visando ajustes à performance do veículo antes que ele venha a apresentar problemas.
Essa identificação é feita com uso de programas específicos que monitoram, analisam e diagnosticam possíveis falhas.
Corretiva
A manutenção corretiva é realizada quando o carro apresenta algum problema e necessita de uma troca ou procedimento imediato para corrigi-lo. Ou seja, esse é o serviço que visa restaurar ou corrigir o funcionamento do veículo.
É importante lembrar que, entre os tipos de manutenção, esse pode ser o mais perigoso para as finanças, pois pode ocorrer a qualquer momento, inesperadamente e demandar gastos maiores. Além disso, podem exigir que o veículo fique parado no aguardo de uma possível peça.
BATERIA
Prevenção da bateria depende de outros componentes.
O ideal é chamar um mecânico de confiança, pois o profissional possui equipamentos próprios para fazer medição da carga da bateria, como scanner ou voltímetro.
Através destas ferramentas, o técnico avaliará se o problema está realmente na bateria ou no alternador, componente responsável por transformar a energia mecânica em elétrica, através da corrente alternada induzida por campo magnético. “Nunca é demais levar o automóvel para fazer uma verificação no sistema do alternador, a cada seis meses, em uma oficina especializada. É ele o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria em ordem”.
TROCA DE ÓLEO
Ao contrário do que muita gente pensa, trocar o óleo do carro não é um gasto, mas sim uma necessidade. A lubrificação correta é fundamental para a saúde e durabilidade do motor e faz parte dos procedimentos de rotina na manutenção do veículo. A tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem aquecimento excessivo e desgastes no sistema mecânico.
Com o uso do motor, o óleo vai recebendo uma carga de partículas que interferem na viscosidade e em sua eficiência. Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo usar, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.
ALINHAMENTO
E
BALANCEAMENTO
Fazer alinhamento e balanceamento de rodas é fundamental para garantir maior vida útil dos pneus e a segurança dos passageiros do veículo.
O serviço de alinhamento consiste na correção dos ângulos na suspensão em pivôs e terminais de direção, o que permite o ajuste das rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo e um rodar livre no eixo de rotação. É recomendado testar o alinhamento de rodas a cada troca de pneus, quando apresentarem desgaste irregular na banda de rodagem ou desgaste prematuro, quando o veículo puxar a direção para um dos lados, e preventivamente a cada 10.000 km, por ocasião do rodízio que deve ser feito junto com o balanceamento. Desta forma, os pneus irão ter uma maior vida útil com maior quilometragem.
Já o balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo. O balanceamento deve ser feito toda vez que for desmontado o pneu da roda para concerto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 10.000 km.